BLOGZENVIA

Fique por dentro das notícias sobre a Zenvia e o mercado mobile!

Lembretes via SMS pode reduzir atrasos no pagamento

Ariadine Morgan
Ariadine Morgan

O pagamento do cartão de crédito é uma preocupação constante entre a maioria dos brasileiros. A verdade é que ninguém quer se endividar. E, por isso, cada vez mais pessoas já deixam parte de seu orçamento mensal destinado à quitação daquele débito. Com um planejamento financeiro adequado, é possível chegar a um cronograma completo sobre os gastos e receitas de cada mês. Pode-se, assim, liquidar todas as despesas sem se endividar ou tirar empréstimos.

No entanto, nem sempre a falta de dinheiro é a causa do acúmulo de dívidas. Às vezes, a pessoa possui aquela quantia disponível, mas, por ter várias despesas para pagar e o “corre-corre” do dia a dia, acabam se esquecendo dos prazos de vencimento. É para suprir essa necessidade que, cada vez mais, as empresas vêm recorrendo ao uso do SMS: enviar lembretes via SMS, alertando sobre o vencimento da fatura do cartão e, assim, reduzir a inadimplência de seus clientes de forma rápida, barata e eficiente.

O que é o lembrete por SMS?

Os lembretes de pagamento de cartão de crédito via SMS  são denominado de SMS corporativo. Essa estratégia faz parte do conjunto de ações que muitas empresas têm tomado, visando o melhor atendimento ao seu cliente. Nesse sentido, o SMS se torna um aliado da agência bancária, das empresas que trabalham com cartões private label e da própria rede de cartões de crédito. Entres as vantagens para os clientes estão a facilidade, comodidade e a confiança, que, consequentemente, aumentam a sua satisfação com o serviço prestado.

Com o avanço da tecnologia, as instituições financeiras tiveram que se reinventar a fim de descobrir maneiras novas e mais eficientes de atuação no mercado. Sabendo que é praticamente impossível encontrar alguém que não esteja ao lado do seu telefone em vários momentos do dia, é certo que a agilidade na visualização da mensagem provocará maior eficiência para os resultados desejados.

crie as melhores campanhas de marketing com sms

Período de envio dos alertas de vencimento

Os lembretes via SMS são enviadas, em geral, logo na semana de pagamento do boleto, para que seja possível que o cliente se organize melhor para pagá-lo. Todavia, este período não é exatamente fechado, e varia de uma instituição para outra.

Caso os lembretes sejam enviados muito perto da data de pagamento, há a chance de a pessoa ter desandado seu orçamento mensal e não ter o dinheiro separado para liquidar a fatura em questão. Caso seja enviado muito longe da data de vencimento, perde-se o sentido do “lembrete”, uma vez que a pessoa pode esquecer daquela cobrança. Por isso, o ideal é testar qual periodicidade dá mais frutos com seus clientes, para saber quando vale mais a pena mandar essa mensagem.

E como a mensagem deve ser escrita?

A ideia aqui não é cobrar expressamente o cliente, mas sim fazê-lo se lembrar de que aquela despesa existe e que precisa ser paga. A mensagem deve ir direto ao ponto.

[EMPRESA] Prezado cliente, lembramos que a sua fatura no valor de R$ 123,45 vence na próxima semana. Não deixe de efetuar o pagamento!

[EMPRESA] Olá, Luís. Faltam apenas 3 dias p/ o vencimento da sua fatura no valor de R$350,00. Segue linha digitável do boleto p/ pagamento. xxxxxxxxxxxxxx

O SMS é um recurso muito usado pelas grandes instituições financeiras, além de outros empreendimentos. Ele é uma das melhores formas de manter seu cliente sempre informado, podendo ser usado para cobranças, agendamento e confirmação de reuniões, negociações, movimentações financeiras, etc.

Mas, a partir do momento que um cliente não efetuou um pagamento é preciso cobrá-lo. A cobrança feita logo após a falta do pagamento tem maiores taxas de retorno. Assim, conheça também os usos do SMS para cobrança. Leia o post “Saiba como cobrar um cliente sem perdê-lo”.